Exames de rotina indicados para crianças

Muitas pessoas não gostam de ir ao médico, mas fazer checkups de rotina é importante, especialmente para crianças em fase de desenvolvimento, para que haja prevenção e detecção de possíveis problemas. 
Veja dicas de exames básicos para crianças a partir dos 2 anos de idade:

Pediatria

- Dos 2 aos 6 anos = 1 vez por semestre
- A partir dos 6 anos = 1 vez por ano
Especializado nas demandas de crianças, além de avaliar o desenvolvimento da criança, o pediatra pode encaminhar os pequenos para especialistas, caso seja preciso. 

Oftalmologia

- A partir dos 3 anos = de 2 em 2 anos ou em menos tempo se for solicitado pelo especialista.
Antes dessa idade também é possível fazer o Teste do Olhinho, que pode revelar se o bebê apresenta algum problema que possa causar obstrução do eixo visual. 

Audiometria 

 - Realizar no começo da fase escolar ou quando perceber alguma alteração que pode advir de audição atípica. 
O teste não tem nada de incomum ou invasivo e pode indicar tipos e graus de perdas auditiva. Esse exame pode ser realizado por um pediatra.

Raio X de idade óssea 

- Quando um pediatra ou até mesmo os pais perceberem alguma alteração de altura para a idade da criança. Caso ela seja muito mais alta ou mais baixa que as crianças da mesma faixa etária. O exame é feito por um técnico de radiografia.

Exame de sangue completo

- 1º vez entre os 2 ou 5 anos, depois disso quando houver necessidade. 
A pedido do pediatra ou quando houver suspeita de anemia, alergia, baixa imunidade, diabetes, carência de minerais e vitaminas ou quadro infeccioso.

Eletroforese de lipoproteínas

- Caso a criança esteja acima do peso considerado saudável para sua idade/tamanho ou em casos de histórico familiar de doenças cardiovasculares.