Curiosidades e benefícios musicais

Não é à toa que a música está presente na escola, ela é considerada importante para a educação desde a Grécia antiga. A música, além de um instrumento útil para ser usado como material pedagógico, faz muito bem para o desenvolvimento do aluno, inclusive para a melhora das funções cerebrais. Crianças que crescem em contato com a música tem mais facilidade para a aprender a ler, a escrever e até para realizar cálculos matemáticos.

Isso acontece pois ela estimula importantes áreas do cérebro que contribuem como se fosse exercícios, intensificando a aprendizagem e a atividade cerebral.  O processo de alfabetização funciona do mesmo jeito que o da aprendizagem da música: o cérebro decodifica símbolos (letras ou notas da partitura) e transforma em algo com sentido (palavras ou música). 

Saber tocar um instrumento musical, por exemplo, melhora a concentração em ambientes agitados, como indica uma pesquisa realizada na Northwestern University, nos Estados Unidos. A eficiência da música é tão grande que há casos de crianças com dislexia (ou outros problemas que causam dificuldade de aprendizagem) que recebem tratamento terapêutico com música. Além disso, o contato direto com ela estimula o senso estético, a confiança, a criatividade e a autoestima.

Há várias maneiras de se ter um contato mais íntimo com a música, seja pela dança, tocando algum instrumento, cantando...  E pensando nisso que a Escola das Américas oferece aulas de música desde o Pré 3 da Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental.

Curiosidade musical:

Você sabia que na Croácia existe um Orgão do mar?  Ele foi projetado e construído em sete lances de escada com cinco tubos que reproduzem notas musicais. Conforme as ondas do mar batem, a construção emite uma música característica. Confira no vídeo.