Dicas de livros de arte para crianças e adolescentes

O interesse por cores, traços e texturas é despertado no ser humano desde a primeira infância, quando aprendemos a identificar as cores e seus nomes, brincamos com massinhas, descobrimos o quanto cabe em um papel em branco. Muitas vezes, esse interesse natural se estende até à adolescência, originando talentos.
Trouxemos 3 sugestões de livros que incentiva a criança e o adolescente a aprender, se inspirar e se familiarizar com a arte.
 
Como falar de artes com as crianças

Autora: Françoise Barbe-Gall

RESUMO

Ajuda os pais a explicarem obras de arte conhecidas de modo simples para que a criança compreenda. Indicado para apresentar artes às crianças de 5 a 13 anos.

 

História da arte para crianças

Autora: Lenita Miranda de Figueiredo

RESUMO

Através das aventuras de 2 crianças, o livro conta um pouco sobre OS 40.000 anos de Arte, desde a Idade da Pedra até a Atualidade, desvendando diversas culturas do mundo.

 

O trem da História – Uma viagem pelo mundo da arte

Autora: Katia Canton

RESUMO

Feito para crianças, o livro traz obras de artistas do Brasil e do mundo pertencentes a acervos brasileiros. O livro também traz um apêndice detalhado sobre os artistas e as obras e indica em quais museus encontrá-las.

 

Arte para crianças

Autor: Dorling Kindersley

RESUMO

Explica a evolução de estilos e técnicas desde a arte pré-histórica até a arte de rua.

 

História da Moda: para crianças descobrirem a arte

Autora: Veronique Antoine-Andersen

RESUMO

Traz uma perspectiva histórica sobre como o modo de se vestir em cada época representava o comportamento das pessoas. Tudo muito lúdico, colorido e fantasioso.


Raízes e Tradições - A Arte Popular no Brasil

Autoras: Santa Rosa, Nereide Schilaro

RESUMO

Apresenta de uma forma clara a arte popular no Brasil e sua riqueza cultural, despertando o interesse e o apreço pela arte nacional.