Dicas para ensinar a cuidar do meio ambiente desde cedo

Um dos assuntos mais relevantes atualmente é a responsabilidade ambiental. Nós, seres humanos, carregamos essa responsabilidade na conta. Em pouco tempo, especialmente nos últimos anos, destruímos muito e só agora estamos pensando em recuperar e preservar a nossa casa. Pensando nisso, nada melhor que despertar a consciência desde cedo na criança, época em que há uma grande sensibilidade para aprender. Confira as dicas.

Estimule o respeito, o interesse e o contato com a natureza

Você pode ajudá-la a plantar alguma coisa no jardim, num vaso, leva-la para conhecer uma horta, mostrar os diversos tipos de vida que são encontradas no jardim de sua casa. Uma atividade legal é ter contato com animais de sítios, assim é possível mostrar para criança da onde vem o leite que ela consome, por exemplo.

Explique como separar o lixo corretamente

Antes de tudo, é interessante explicar o motivo de separar o lixo. Explique para onde o lixo vai, quanto tempo ele demora para se desfazer na natureza e seus impactos, de preferência na linguagem da faixa etária criança. Explique também o impacto da reciclagem sobre a economia de energia, água e matéria prima. Saber o porquê de separar o lixo vai fazer a diferença.

Evite desperdícios

Nada melhor para a aprendizagem do que dar o exemplo.  Evite o desperdício de água, energia, comida... São pequenos atos que fazem a diferença, fechar a torneira quando não está usando, desligar as tomadas de aparelhos eletrônicos em stand by, encurtar o tempo dos banhos, etc. Assim, você pode mostrar o porquê é importante copiar esses hábitos.

Consuma conscientemente

Você pode dar preferência a produtos feitos com materiais recicláveis, produtos que evitam o uso de plásticos, embalagens e isopor. Você também pode dar preferência de compra para produtos que a composição tem um menor efeito negativo no meio ambiente. Há empresas que recolhem suas em embalagens em pontos comerciais, a chamada logística reversa, onde se recolhe esses materiais para serem aproveitados em novas remessas.

Incentive a reciclagem e a reutilização de materiais que iriam ser descartados

Você pode por exemplo usar uma lata como porta canetas, ou fazer um brinquedo reciclando embalagens. Vai da sua imaginação. A internet está cheia de tutoriais legais e dicas de reutilização desses materiais. No caso de descarte de coisas que estejam em plena condição de uso, como roupas ou brinquedos, doe ou faça uma feira de trocas com os amigos.

Esteja informado

Fique atento às novidades sobre o meio ambiente seja por meio de jornais, pesquisa na internet, assistindo um filme ou um documentário. Isso é importante para responder as dúvidas das crianças ou para despertar o interesse comentando sobre o assunto.